Quem é Nina? Quem é Nina? Todos os posts A Evangelização O Espiritismo Aulinhas separadas por tema Desenhos Fotos Image Map

quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Jesus e o Natal


Esta é uma aulinha especial, em formato de atividade, para o Natal. Primeiro, deverá ser impresso este cubo abaixo, que deverá ser jogado por cada criança para sortear um tema para ser falado.



Agora vamos à lista de assuntos para cada tema. Claro que nem tudo foi listado aqui, e essa lista pode crescer infinitas vezes. Cada um pode adaptar como achar melhor para adaptar às necessidades da sua turminha!
  1. Qualidades de Jesus:
    - Espirito Puro:
    - Inteligência, moralidade, amor, paciência, virtudes que desconhecemos, perdão.
    - Jesus é: Único, imortal. Espírito.
    - Jesus NÃO é: Deus.


  2. Perguntas da Nina:
    - Jesus é Deus?
    Não. É espírito como nós também somos!

    - O espírito de Jesus tem mais habilidade do que nós temos?
    Sim. Falar das milhares de orações dirigidas a ele, da responsabilidade que ele tem como governador espiritual da Terra, algo muito longe da nossa capacidade atual. E também: Das curas que realizou enquanto esteve conosco.

    - Jesus curava mesmo as pessoas? Era um milagre?
    Falar sobre a mediunidade de Jesus, que o Espiritismo explica que não há milagres, tudo o que Jesus fez foi devido a sua capacidade de espírito, que é explicada para nós através da Doutrina Espírita (ver A Gênese, parte sobre os milagres de Jesus).

    - Jesus tinha um anjo de guarda?
    Por ser um espírito puro, Jesus não tinha necessidade de receber auxílio para que seguisse o caminho do bem, uma vez que já sabia como fazê-lo.

    - Jesus sempre foi um espírito puro?
    Não, Jesus realizou sua caminhada evolutiva desde o princípio, assim como nós.

    - Podemos orar, pedindo e agradecendo para Jesus?
    Sim, assim como a qualquer espíritos que nos sintamos à vontade para fazê-lo. Toda prece sincera é atendida por Deus e por seus espíritos emissários.

    - Foi Jesus que escreveu a Bíblia?
    Não, Jesus nada escreveu enquanto em vida. Os Evangelistas escreveram o Novo Testamento após seu desencarne.


  3. Parábolas:
    Explicação breve para lembrar parábolas trabalhadas durante o ano:
    - Parábola dos Talentos
    - Parábola da Ovelha Perdida
    - Parábola da Figueira que Secou
    - Parábola do Filho Pródigo
    - Parábola do Semeador
    - Parábola do Fariseu e do Publicano


  4. Apóstolos:- "(1) Pedro, e (2) André, seu irmão; (3) Tiago, filho de Zebedeu, e (4) João, seu irmão; (5) Filipe e (6) Bartolomeu; (7) Tomé e (8) Mateus, o publicano; (9) Tiago, filho de Alfeu, e (10) Tadeu; (11) Simão, o Zelote, e (12) Judas Iscariotes, que foi quem o traiu.” (Mateus 10.2-4)

    - Ajudavam Jesus a cuidar das pessoas que vinham até ele, aprendiam de perto seus ensinamentos de amor e caridade. Após o desencarne de Jesus, eram eles que deveriam continuar a obra que o Mestre começou.

    - Apóstolos X Evangelistas: Evangelistas foram os que escreveram sobre a vida de Jesus após seu desencarne. Foram 4 evangelistas: Mateus, Marcos, Lucas e João. Destes, apenas dois, Mateus e João, foram também apóstolos de Jesus.


  5. O Natal:- O que se comemora no Natal?
    Como Espíritas, comemoramos no Natal a vinda de Jesus à Terra, para nos ensinar sobre as leis de Deus, lei de amor e caridade.

    - O que o nascimento de Jesus tem a ver com árvores com bolinhas e luzes piscando?
    Há muitas versões e é difícil dar apenas uma explicação mas, na verdade, muito antes do nascimento de Jesus as pessoas já comemoravam, na época que hoje chamamos de Natal, a chegada inverno. As estações costumavam seu muito importantes, porque limitavam o acesso a comida para os povos antigos. Para chamar a boa sorte, eles decoravam casas e árvores.

    - E o Papai Noel, o que tem a ver com isso?
    "Papai Noel é uma figura inspirada num homem chamado Nicolau Taumaturgo, que ajudar pessoas pobres da sua cidade na Turquia, colocando moedas de ouro nas chaminés de suas casas durante a época de Natal. Sua imagem como símbolo natalino teve origem na Alemanha, e de lá se espalhou para o mundo inteiro". (fonte: wikipedia)
    Cada lugar tem uma versão diferente para a lenda de Papai Noel.

    - Qual o verdadeiro significado do natal?
    - Estamos substituindo uma comemoração à vinda de Jesus à Terra para nos ensinar a lições únicas sobre o amor de Deus, por festas e presentes, carregados mais de interesse materialista do que de sentimentos reais.

    - Como comemorar o Natal então? É errado enfeitar a casa com as luzes e lacinhos?
    Jesus já falava: Não importa o que entre na sua boca, mas o que sai dela – Ou seja, mais do que as aparências, importa saber como está nosso coração, onde estão nossos interesses. O erro não está nos enfeites, mas em esquecer das lições de simplicidade e paz do aniversariante e preocupar-se apenas ou excessivamente com a parte exterior do dia: os presentes (consumismo e materialismo), as comidas (gula), etc.

    - Se ponham no lugar de uma criança muito, muito pobre, o que o Natal deve significar para ela?
    Provavelmente não vai ser a fartura na mesa e uma árvore cheia de presentes. O Natal pode e deve ser comemorado de forma simples, através de uma prece e da presença dos bons espíritos em nosso lar. Seguindo o exemplo de Jesus que, desde o nascimento, deu lições de simplicidade - podendo nascer num berço de ouro, nasceu numa simples manjedoura.

    - O que é o "clima de Natal", que algumas pessoas falam?
    O "clima de Natal", é o espírito de ajudar as pessoas presente nesta data, é a presença de Jesus sendo lembrado nesta época do ano - que deveria se prolongar para o ano todo em nossas lembranças e ações.

    - O que podemos dar de presente ao aniversariante?
    Nossa reforma moral.  Renovarmos sentimentos, atitudes no bem; mudar nosso modo de sentir; perdoar a quem nos ofende; amar mais nossos semelhantes, sendo paciente e menos orgulhoso (pedir às crianças mais exemplos de como podemos amar nossos semelhantes)


  6. Lições:
    (Nosso dadinho ficou viciado, e não caiu de jeito nenhum nessa parte! Mas a ideia aqui é citar um ensinamento de Jesus e tentar decifrar seu significado, junto com as crianças.)

    - Lição do Natal: Ao nascimento de Jesus, na manjedoura (onde comem os animais) = Lição de simplicidade, de que o que importa é o que está dentro, não as coisas materiais. É o oposto do que temos visto na TV, nas lojas, enfim, no nosso dia a dia na época de Natal.

    - “Quem com ferro fere, com ferro será ferido”.

    - “Eu sou o caminho, a verdade e a vida, e ninguém vai ao pai senão por mim”.

    - “Não julgueis, para que não sejais julgados”.

    - “Porque, aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra”.

    - “Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela”.

    - “Tenham cuidado com os falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, por dentro, são lobos devoradores”.

    - “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus”.

    - “Muito será pedido daquele que muito recebeu!”.

    - “Não cuideis que vim trazer a paz à terra; não vim trazer paz, mas espada”.

    - “Quem achar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a sua vida, por amor de mim, achá-la-á”.


E esta foi a aulinha especial de Natal.
Um feliz Natal para todos e um ótimo 2014!

Um comentário: